domingo, 12 de junho de 2016

O que você faria com 1 milhão de reais?

É desnecessário afirmar o óbvio que eu faria: viveria desta renda. Meu custo de vida é baixíssimo, o que me permite fazer esta escolha. Isso é algo que eu aprendi conforme vou caminhando na busca pelo milhão, e já considero que sou independente financeiramente. Meu custo de vida aproximado, contando saídas nos finais de semana, eventuais agrados, além dos custos praticamente fixos, representam por volta de 1/4 do meu rendimento bruto. Esta conta eu já faço caso saísse do meu atual emprego e precisasse bancar um plano de saúde para mim e para a minha família do meu próprio bolso.

É muito comum que as pessoas logo afirmem: com 1 milhão, compraria um imóvel. Investiria em um negócio próprio. O resultado de enquete a seguir foi extraído do programa "Mega Senha", da RedeTV. Curioso ver o que as pessoas respondem sobre o que desejam fazer com o dinheiro.



60% gostariam de montar um negócio próprio. Isso mesmo, 60%! Até entendo que muitos dos casos são pessoas insatisfeitas com o próprio trabalho, desempregadas ou descontentes com o rumo que suas carreiras tomaram. O grande problema, é que certamente a maioria destas pessoas não possuem a mais vaga noção do que é ter um negócio próprio. Posso afirmar, pois já tive. Ser patrão é difícil, para ter sucesso você trabalhará sem descanso, lidar com funcionários, independente do ramo, pode ser uma dor de cabeça danada. Pagar para se aborrecer? Minha reação natural:



Ajudar familiares e amigos, 26%. Isso é realmente muito romântico, mas penso o seguinte: por que precisam ser ajudados? Exceto para casos de saúde não previstos, a maioria das situações onde pessoas precisam de ajuda são porque foram irresponsáveis em administrar a própria vida financeira. Por que eu, que me esforço para chegar no milhão, deveria me preocupar com quem não está nem aí para a hora do Brasil?

Viajar para vários lugares do mundo, é até razoável de se considerar, até mesmo porque somos merecedores de nossos próprios esforços. Mas olhem que curioso: merecedores por esforço. Quando se ganha um milhão, e não se conquista, não se conhece o verdadeiro sabor de ter conseguido chegar lá. O mesmo para quem ganha uma bolada de herança. É no mínimo estranho se premiar por algo que não foi conquistado.

Apenas 4% deixariam de trabalhar. E arrisco afirmar que destes 4% ainda tem muita gente ou ignorante, ou sem conhecimento adequado sobre investimentos para viver de renda. Ou ainda os que ficaram na dúvida se votariam na enquete para ter um negócio próprio. Para complementar outra resposta comum, embora não esteja neste enquete, compreende em comprar imóvel. Um imóvel em um lugar razoável custaria próximo, ou acima deste valor. É algo pelo que o nome já diz, te imobiliza. Qual seria o valor  financeiro (não sentimental) de se ter um imóvel? Ainda acreditam na tal bolha imobiliária?

São tantos argumentos sem sentido nos dias de hoje, que me sinto assim


Fico impressionado como as pessoas não compreendem o quanto é importante ser disciplinado e paciente. Por conta disso, que hoje posso afirmar com propriedade o quanto é importante investir na educação financeira. Conhecimento é poder, e te liberta frente às macaquices que as pessoas gostam de fazer como justificativa pela falta dele.

Não é incomum conversar com alguém sobre poupar (nem diria investir ainda), e sempre arrumam uma desculpa. Exemplos: custos altos com filhos, cônjuge autônomo não possuir salário fixo (quando também não tão relevante), afirmar que o salário mal dá pra viver, prestações altas e quando sai de uma, entra em outra, descontrole de cartão de crédito.

Pessoal, na boa: vocês não querem. Vocês se permitem continuar na corrida dos ratos, vocês dependem de seus salários. Vocês vivem em uma prisão. Vocês vivem para o trabalho, neste ciclo vicioso. Vocês não possuem amor próprio. Não se gasta o dinheiro que não se tem.

Apesar de tudo, para concluir, desconsidero deixar de trabalhar, tanto sendo empregado quanto tendo um negócio próprio. A diferença é que eu planejo diminuir drasticamente o ritmo, quem sabe até procurar um trabalho que seja mais light, mesmo que passe a receber absurdamente menos de salário. Quando chegar no tão sonhado milhão, não vou sequer tocar nele. A rentabilidade que estará me proporcionando me dará uma tranquilidade ainda maior da que possuo hoje, e me permitirá buscar por outras ocupações sem me preocupar tanto.

E agora a minha singela homenagem aos esquerdas imbecis contra o presidente interino que eles mesmos elegeram


4 comentários: